É oficial. Europa terá de pagar gás russo em rublos
Written by Catarina Roque on 31 de Março, 2022
Vladimir Putin já assinou o decreto.
Esta quinta-feira, dia 31, o presidente russo assinou um decreto que determina o pagamento do gás russo por parte da Europa em rublos (moeda oficial russa).
Desta forma, a partir de amanhã, dia 1 de abril, caso os pagamentos não sejam efetuados nessa moeda, os contratos serão interrompidos.
Vladimir Putin tomou a decisão como forma de retaliação pelas sanções aplicadas por parte de vários países europeus à Rússia.
“Para comprar gás natural russo, terão de abrir contas em rublos em bancos russos. É a partir dessas contas que os pagamentos pelo gás entregue a partir de amanhã serão feitos”, revelou Putin.
“Ninguém nos vende nada de graça, e também não vamos fazer caridade – ou seja, os contratos existentes serão interrompidos”, sublinhou.
De acordo com o Kremlin, que desvalorizou a situação, esta trata-se apenas de uma simples questão de câmbio monetário.
Note-se que a Rússia fornece cerca Europa. Até à data, empresas e governos ocidentais não aceitavam o pagamento do gás em rublos, alegando que se trataria de uma violação dos contratos existentes, que são fixados em euros ou dólares.
Com o pagamento em rublos, a Rússia apoia a moeda nacional, que tem sido muito prejudicada pelas sanções aplicadas desde o início da guerra com a Ucrânia.
Os dois países estão em guerra desde a madrugada de 24 de fevereiro.
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: