Portugal e Espanha com luz verde para baixar preços da energia
Written by Joana Timóteo on 26 de Março, 2022
Portugal e Espanha podem aprovar medidas excecionais e temporárias para baixar os preços da energia.
Com os aumentos dos preços das energias devido à guerra na Ucrânia, Portugal e Espanha receberam luz verde da União Europeia (UE) para tomarem medidas excecionais e temporárias para baixar os preços da energia.
Numa conferência conjunta, os primeiros-ministros de Portugal e Espanha falaram num acordo “muito importante para a Península Ibérica“, mas também fundamental para “garantir a segurança energética” na Europa.
As medidas resultantes deste novo acordo deverão ser formalizadas na próxima semana junto da Comissão Europeia.
“Espanha e Portugal, a partir de hoje, vão poder colocar em marcha medidas excecionais para reduzir os preços da eletricidade para os nossos cidadãos e empresas”, disse Pedro Sánchez.
“Podemos estar satisfeitos com os resultados desta reunião. Não extraordinariamente contentes (…), mas, em todo o caso, podemos sair satisfeitos com a mensagem de unidade europeia e unidade ibérica”, acrescentou ainda.
António Costa falou num “objetivo muito claro” que passa por “assegurar que o crescimento que está a ter o preço do gás não vai continuar a repercutir-se no preço da eletricidade“. Para isso, os dois países vão “adotar medidas para fazer um preço máximo de referência para o gás, a partir do qual do qual todos os outros preços não poderão ultrapassar e, assim, obtemos uma redução muito significativa do preço da energia com grandes poupanças para as famílias e grandes poupanças para as empresas“.
A União Europeia importa 90% do gás que consome, sendo a Rússia responsável por cerca de 45% dessas importações, em níveis variáveis entre os Estados-membros.
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: