Zelensky fala sobre apoio de Portugal
Written by Catarina Roque on 25 de Março, 2022
“Bem… está quase”.
Esta quinta-feira, dia 24, durante a videoconferência na reunião do Conselho Europeu, Volodymyr Zelensky referiu que Portugal se insere na lista de países mais reticentes em tomar decisões a favor da Ucrânia.
“A Bulgária está connosco; a Grécia eu acredito que nos vai apoiar; a Alemanha está um pouco atrasada; Portugal… bem, está quase; a Croácia está connosco; Suécia – o azul e o amarelo estão sempre juntos”, referiu o líder ucraniano.
Note-se que esta sexta-feira, os chefes de Governo e de Estado da UE disseram hoje reconhecer as “aspirações europeias e a escolha europeia” da Ucrânia para obter estatuto de país candidato ao bloco comunitário, aguardando porém parecer da Comissão Europeia.
De acordo com os líderes dos 27, “a UE está ao lado da Ucrânia e do seu povo e o Conselho Europeu reafirma a Declaração de Versalhes reconhecendo as aspirações europeias e a escolha europeia da Ucrânia, iniciadas com um acordo de associação”.
Recorde-se que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia teve início na madrugada de 24 de fevereiro.
De acordo com os mais recentes dados da ONU, entre a população civil, já morreram 1 035 pessoas, incluindo 90 crianças e 1 650 pessoas ficaram feridas.
Pingback:
Pingback:
Pingback: