Current track

Title

Artist


ACIRO: A importância da associação no apoio às empresas associadas

Written by on 25 de Março, 2022

A Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste promoveu um encontro empresarial, esta quinta-feira, dia 24, onde deu a conhecer o trabalho desenvolvido.

Na tarde desta quinta-feira, dia 24, a Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste (ACIRO) promoveu um Encontro Empresarial, que, além de contar com a presença do Presidente da Associação, João Esteveira, e com algumas das empresas associadas, recebeu também a Engenheira Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, a Drª. Ana Vieira, Secretária Geral da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e o Dr. António Abrantes, Secretário Geral da Confederação do Turismo de Portugal (CTP).

O Empreendedorismo, mais precisamente os programas, apoios e incentivos às empresas que ainda não se tornaram negócios, foi o primeiro aspeto a ser abordado neste encontro, que se dividiu em dois momentos.

Por sua vez, a segunda parte deste evento teve como principal foco os programas que capacitam as empresas, empresários e os seus colaboradores.

Com mais de 100 anos de história, prestar apoio e formação às empresas associadas, bem como aos seus colaboradores, tem sido o principal objetivo da ACIRO.

A associação deu a conhecer os seus dois projetos de Formação-Ação: o ‘Dinamizar’, em parceria com a CCP e o ‘Melhor Turismo 2020’, em parceira com a CTP.

Sobre a importância deste tipo de iniciativas, o presidente da ACIRO, Sr. João Esteveira, mencionou que “muitas vezes trabalhamos e não chegamos às pessoas por aquilo que fazemos e isto é uma boa oportunidade de mostrarmos o trabalho que realizamos, a importância que temos e divulgar”, notando que “só divulgando é que podemos chegar a mais empresas, e chegando a mais empresas é que teremos mais associados e será esse o nosso objetivo”.

Para o responsável, “é um orgulho estar a frente de uma associação destas, de liderar uns serviços técnicos exemplares como nós temos”, que reforça que “é a confiança do trabalho feito que passamos, acima de tudo, para todas as empresas e é importante que sintam que a ACIRO está ativa, está de boa saúde, está a trabalhar e está a produzir”, salientou, em declarações à ON FM.

Também presente no evento, a Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras (CMTV) sublinhou a importância da associação na região Oeste.

“A ACIRO tem de ser um braço muito importante para a dinamização de todas as nossas empresas, das áreas do comércio, dos serviços, do turismo. E o que vemos é que ao longo dos últimos anos, a ACIRO está a robustecer e a oferecer novas propostas aos seus associados, no sentido do caminho da inovação, do desenvolvimento, da melhoria daquilo que são os serviços da sua qualificação”, começou por referir, em declarações à ON FM.

Destacando que “estamos numa altura de uma incerteza imensa”, e que é “muito difícil ter fatores de produção a tempo, os preços estão a subir disparatadamente todos os dias, tudo aquilo que é energia é uma incerteza imensa. Portanto, ter uma associação que seja forte e inovadora é importante para conseguir suportar estes embates, reivindicar e dar propostas aos seus associados, notou.

“A CMTV é um parceiro para todos os dias, para a ACIRO e para qualquer outra associação empresarial que seja significativa no nosso concelho”, frisou.

A responsável destacou ainda o casso dos Bairros Digitais, que “é mais um exemplo desta parceria que se estabelece entre a CMTV e a ACIRO para que possamos fazer esta candidatura”.

Revelando que o “procedimento está em andamento”, Laura Rodrigues realça que esta “é uma oportunidade muito boa em termos daquilo que é o investimento das alterações da forma de trabalhar das próprias empresas, com acesso à digitalização, com plataformas que podem ser geridas e podem ser utilizadas por todos os comerciantes e isso é, no fundo, partilhar custos”.

De acordo com a autarca, “em termos de custos, isto tem um significado muito grande se realmente todas estas coisas puderem ser partilhadas e trabalhadas em conjunto. Esperamos que seja também um bom projeto para levarmos em frente e que consigamos financiamento”, concluiu.

Os Bairros Comerciais Digitais são uma das medidas de apoio dirigidas ao setor do Comércio e Serviços.

De acordo com a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), pretende-se construir “pelo menos 50 Bairros Comerciais Digitais, uma medida de apoio que visa a incorporação de tecnologia nos modelos de negócio das empresas e que possibilitará o acesso a diferentes tipologias de investimento, numa combinação entre proximidade e incorporação tecnológica.”

“Os projetos podem incidir sobre o espaço físico e urbano, mas também recorrer a modelos de intervenção baseados em tecnologia digital, o que se afigura importante para a promoção da competitividade e resiliência destes setores e dos territórios onde se inserem”, é ainda referido numa nota publicada no site da agência.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *