Current track

Title

Artist


Zelensky sublinha que está disposto a abdicar da adesão à NATO em troca de cessar-fogo

Written by on 22 de Março, 2022

O Presidente ucraniano pediu novamente para reunir com Vladimir Putin.

Esta segunda-feira, dia 21, em entrevista a vários canais de televisão ucranianos, Volodymyr Zelensky voltou a reforçar que está disponível para abdicar da adesão à NATO em troca de um cessar-fogo, retirada das tropas russas e de segurança para a Ucrânia.

“É um compromisso para todos: para o Ocidente, que não sabe o que fazer connosco em relação à NATO, para a Ucrânia, que quer garantias de segurança, e para a Rússia, que não quer a expansão da NATO”, disse o presidente ucraniano.

Uma vez que para Zelensky será impossível perceber se a Rússia pretende verdadeiramente pôr fim à guerra sem que haja um encontro, o presidente ucraniano voltou a pedir um encontro com Putin.

Já na semana passada, a 15 de março, o líder reconheceu que a Rússia não poderá integrar a NATO, uma das exigências da Rússia para acabar com a guerra.

“Ouvimos durante anos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos dizer que não podíamos aderir. Esta é a verdade e temos de a reconhecer”, acrescentou Zelensky.

Recorde-se que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia teve início na madrugada de 24 de fevereiro, depois de Vladimir Putin ter ordenado a invasão ao país vizinho.

De acordo com os mais recentes dados disponibilizados pela ONU, a guerra já causou pelo menos 925 mortos e 1 496 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook

Fotografia: AFP


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *