UE está preparada para impor mais sanções à Rússia
Written by Catarina Roque on 22 de Março, 2022
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia teve início a 24 de fevereiro.
De acordo com o projeto de conclusões do Conselho Europeu a que a Lusa teve acesso esta terça-feira, dia 22, a criação de um fundo de solidariedade com a Ucrânia vai ser aprovado pelos líderes da União Europeia (UE).
“Tendo em conta a destruição e as enormes perdas causadas à Ucrânia pela agressão militar russa, a União Europeia está empenhada em prestar apoio ao Governo ucraniano para as suas necessidades imediatas e, uma vez cessada a ofensiva russa, para a reconstrução de uma Ucrânia democrática. Para o efeito, o Conselho Europeu concorda em criar um Fundo Fiduciário de Solidariedade da Ucrânia e apela a que se iniciem sem demora os preparativos”, pode ler-se no projeto, que não especifica montantes.
Sem fazer referência a prazos, é ainda feito um apelo “à organização atempada de uma conferência internacional para angariar fundos no âmbito do Fundo Fiduciário de Solidariedade da Ucrânia“.
De acordo com os líderes a UE, estes estão “prontos para avançar rapidamente com novas sanções”, tendo em conta o impacto que estas medidas têm tido na Rússia e Bielorrússia.
Os chefes de Estado e de Governo dos 27 vão reunir-se na quinta e sexta-feira em Bruxelas.
Recorde-se que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia teve início na madrugada de 24 de fevereiro.
Pingback:
Pingback: