Ginasta que usou símbolo de apoio à Rússia poderá ser suspenso durante um ano
Written by Catarina Roque on 21 de Março, 2022
Para a selecionadora russa, “não há razão para qualquer castigo”.
Depois de subir ao pódio da Taça do Mundo, no Qatar, para receber a medalha de bronze com o símbolo ‘Z’ ao peito, Ivan Kuliak poderá vir a ser suspenso durante um ano.
Em entrevista à agência noticiosa RIA Novosti, a selecionadora russa de ginástica confirmou a situação do ginasta, que já foi alvo de um processo disciplinar imposto pela Federação Internacional de Ginástica.
De acordo com Valentina Rodionenko, “não há razão para qualquer castigo”.
“Nós não violámos nada e não provocámos ninguém. Lá, ninguém nos disse nada. Fomos embora e, aparentemente, o lado ucraniano recorreu à comissão disciplinar”, revelou a responsável.
“Eles violaram as regras da competição, pelo que, entre outras coisas, deveriam perder pontos ou até serem afastados da prova. Eles recusaram ir à entrega das medalhas se os nossos atletas estivessem no pódio”, acrescentou, referindo-se aos adversários.
“Já enviámos as nossas explicações aos advogados. Vamos ver o que acontece. A esperança é a última a morrer, mas, falando com sinceridade, é muito fraca, dada a situação em torno da russa”, esclareceu ainda a selecionadora russa, Valentina Rodionenko.
Note-se que o símbolo ‘Z’ é uma inscrição utilizada pelos carros de guerra russos na invasão à Ucrânia, que se encontra a ser atacada desde a madrugada de 24 de fevereiro.