Cadaval dá continuidade à substituição da iluminação pública por tecnologia LED
Written by Catarina Roque on 18 de Março, 2022
Será um investimento de cerca de 99 mil euros.
Dando continuidade ao processo de substituição da iluminação pública convencional por luminárias LED, o Município do Cadaval prevê, no corrente ano e em parceria com a EDP, instalar mais 641 lâmpadas, um investimento estimado em 99 mil euros.
A parceria remonta a 2016 e veio promover o aumento da eficiência energética, traduzida tanto em benefícios económicos como ambientais.
A Campanha LED 2022 no concelho do Cadaval prevê dar continuidade ao processo de erradicação das lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio, executando-se a substituição por tecnologia LED, mais amiga do ambiente e economicamente mais vantajosa.
Trata-se de uma iniciativa enquadrada no contrato de concessão de distribuição de energia elétrica em baixa tensão, estabelecido entre o Município do Cadaval e a EDP Distribuição, Energia SA.
Ao abrigo dessa parceria, a substituição tem sido efetuada gradualmente desde o ano de 2016, preconizando a cobertura cabal do Concelho por tecnologia LED.
Recorde-se que a primeira Rua LED instalada no Cadaval deu-se em finais de 2010, na Avenida de Bombeiros, ao abrigo de um projeto-piloto camarário. A medida foi-se estendendo, gradualmente, a outras ruas da vila, vindo a abranger, ao longo dos anos, as diferentes freguesias concelhias.
Trata-se de uma operação determinante, pois permite um incremento ao nível da sustentabilidade ambiental, a par de ganhos significativos quanto à eficiência em termos de iluminação pública concelhia.
Pingback: