Torres Vedras afetada por poeira vinda de África
Written by Catarina Roque on 15 de Março, 2022
Esta situação poderá permanecer até quinta-feira, dia 17, Portugal Continental.
Poeiras vindas de África estão a atingir Portugal Continental, situação que poderá permanecer até quinta-feira, dia 17.
De acordo com Ângela Lourenço, meteorologista de serviço do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “já estão a ser observadas poeiras africanas no ar. Basta olharmos para o céu para ver que a sua cor está diferente. As poeiras estão em suspensão e, devido a efeitos óticos, o céu fica com esta tonalidade diferente, alaranjada e leitosa”, revelou, em declarações ao SAPO Lifestyle.
Em Torres Vedras, as poeiras, que têm origem em tempestades de areia em Marrocos e na Argélia, mais precisamente no deserto do Saara, são bem visíveis.
A partir de vários pontos da cidade, nomeadamente da Serra da Vila, Forte de São Vicente e Varatojo, a ON FM registou algumas imagens que comprovam a situação.
Vê aqui as imagens:
A meteorologista do IPMA advertiu, também, para esta questão, uma vez que “pode haver ainda uma degradação da qualidade do ar com impacto na saúde nomeadamente em pessoas com problemas respiratórios”.
Segundo a especialista, “se chover, haverá deposição dessas poeiras, ou seja, as gotas da chuva arrastam as poeiras para a superfície provocando essas chuvas de lama”, revelou, em declarações à mesma publicação.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: SAPO
Pingback:
Pingback:
Pingback: