Current track

Title

Artist


Acesso ao Instagram bloqueado na Rússia

Written by on 14 de Março, 2022

Para além do Facebook e do Twitter, o Instagram deixa, também, de estar disponível na Rússia.

A rede social Instagram teve o acesso bloqueado esta segunda-feira, dia 14, e a decisão foi justificada por uma alegada “disseminação de discurso de ódio contra utilizadores russos“.

O regulador Roskomnadzor já tinha ameaçado tomar esta decisão na semana passada, tendo sido esta a reação depois de a Meta admitir que relaxaria a sua política contra discurso violento em relação ao exército russo.

O governo da Rússia tem vindo a sugerir que os internautas se inscrevam em redes sociais nacionais, como é o caso da VKontakt e Odnoklassniki.

A organização não governamental internacional de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch alertou que a decisão de vários grupos tecnológicos ocidentais de restringir o acesso a redes sociais na Rússia poderá “exacerbar o risco de isolamento dos residentes do país”.

“Milhares de russos dependem da Internet para obter informações sobre assuntos atuais e para comunicar com o mundo exterior, numa altura de censura governamental sem precedentes”, disse ainda, em comunicado, o diretor da HRW para a Europa e Ásia Central, Hugh Williamson.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *