Ginasta é alvo de processo disciplinar após exibir símbolo do exército russo
Written by Catarina Roque on 7 de Março, 2022
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou a sua decisão esta segunda-feira.
Ivan Kuliak compareceu numa prova de ginástica com o símbolo do exército russo, ‘Z’, um gesto que demonstra a aprovação à invasão da Ucrânia.
Esta segunda-feira, dia 7, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou que decidiu penalizar o atleta.
“A FIG confirma que vai pedir à Gymnastics Ethics Foundation que inicie um processo disciplinar relativamente ao ginasta Ivan Kuliak, na sequência do comportamento chocante que teve na Taça do Mundo de Doha”, é referido no comunicado.
“A FIG adotou medidas contra a Rússia e a Bielorrússia a 4 de março. A partir de 7 de março de 2022 atletas e oficiais russos e bielorrussos, incluindo juízes, não poderão integrar competições da FIG”, é ainda referido na mesma nota.
A competir para a Taça do Mundo de Ginástica Artística, que decorre em Doha, no Qatar, Ivan conseguiu alcançar a medalha de bronze, ficando em terceiro lugar.
Foi na hora de subir ao pódio que o ginasta surgiu com um ‘Z’ ao peito, acima do emblema do Comité Olímpico Russo.
Note-se que o símbolo é uma inscrição utilizada pelos carros de guerra russos na invasão à Ucrânia, que se encontra a ser atacada desde a madrugada de 24 de fevereiro.
Pingback: