Estão ser preparadas novas sanções por parte da UE contra a Rússia
Written by Catarina Roque on 7 de Março, 2022
Em causa está a “negligência em relação aos civis”.
Ursula von de Leyen, presidente da Comissão Europeia confirmou hoje que a União Europeia está a preparar novas sanções contra a Rússia, tendo em conta a “negligência do Kremlin em relação aos civis” durante a ofensiva militar em curso na Ucrânia.
Em declarações à imprensa, na sede do executivo comunitário, em Bruxelas, a responsável indicou que um dos temas a discutir com o primeiro-ministro italiano, consiste no “novo pacote de sanções” em que a UE está “a trabalhar neste momento” para punir “a guerra atroz” liderada por Vladimir Putin.
“Como sabem, já temos três pacotes de sanções de grande impacto. Mas agora temos que nos certificar de que não existem lacunas e que os efeitos das sanções são maximizados”, disse.
De acordo com Von der Leyen, “as sanções em vigor estão realmente a ‘morder'”, como o demonstra “a turbulência descendente na economia russa”, mas, “tendo em conta a evolução da situação na Ucrânia, e a negligência do Kremlin em relação aos civis – mulheres, crianças, homens”, a UE está já “naturalmente a trabalhar em novas sanções”.
Por sua vez, Mario Draghi saudou “a unidade” do bloco europeu relativamente ao ataque russo na Ucrânia e defendeu que “é essencial” os 27 “permanecerem unidos para lidar com todas as consequências que esta crise terá em toda a União, incluindo o acolhimento de refugiados da Ucrânia e a proteção da segurança energética”.
A presidente da Comissão Europeia referiu ainda que vai discutir com Draghi a questão da Energia e o modo de a UE se “libertar” da dependência do petróleo e gás da Rússia.
Segundo a responsável, esta terça-feira, dia 8, a Comissão Europeia vai apresentar uma proposta, por ocasião da reunião semanal do colégio, em Estrasburgo, França.
Recorde-se que o ataque russo à Ucrânia teve início na madrugada de dia 24 de fevereiro.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Lusa
Pingback: