Current track

Title

Artist


Santos Silva diz que sanções a Putin estão a ser discutidas em Bruxelas

Written by on 25 de Fevereiro, 2022

O Presidente russo, Vladimir Putin, pode ficar na lista de indivíduos alvo de sanções pela agressão militar à Ucrânia.

“Confirmo que é uma das propostas que vamos discutir, no conjunto de novas sanções que vamos aprovar, seguindo, aliás, as orientações que saíram ontem do Conselho Europeu”, disse o chefe da diplomacia portuguesa.

No entanto, Santos Silva não detalhou quais as possíveis sanções, dizendo não ser seu “estilo dar por adquiridas decisões que ainda não foram tomadas“.

“Portanto, confirmo que nós discutiremos várias propostas, entre as quais uma proposta de sancionamento do próprio Presidente Putin. Confirmo que vamos discutir. Não posso confirmar que vamos aprovar, visto que sou apenas um em 27”, afirmou.

Santos Silva acrescentou que, “neste momento, ainda se encontra a decorrer uma formação preparatória da reunião para ir ‘afinando’ as coisas”, pelo que seria “um atrevimento” da sua parte “dar já por adquiridas as decisões que ainda vão ser tomadas”. Aconselhou assim os jornalistas a esperar “duas ou três horas de reunião, pelo menos” para conhecer as sanções que vão ser adotadas pelos 27.

O ministro apontou que este segundo pacote de sanções maciças, decidido pelos 27 face à invasão da Ucrânia por forças militares russas, “implica novas personalidades ao mais alto nível a serem adicionadas à lista de sanções, novas entidades bancárias, a interdição da exportação para a Rússia de equipamentos e componente tecnológicos muito importantes para setores como os transportes, a energia ou a aviação, e outras medidas que serão conhecidas quando nós as aprovarmos”.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *