Portugal vai ter 1.521 militares destacados para a NATO
Written by Bárbara Galego on 24 de Fevereiro, 2022
Já foram destacadas tropas portuguesas para eventuais planos de resposta da NATO.
Após a reunião convocada por Marcelo Rebelo de Sousa, nesta manhã de quinta-feira, dia 24 de fevereiro, foi aprovado pelo Conselho Superior de Defesa Nacional que Portugal vai ter 1.521 militares destacados para as forças da NATO.
Os militares estão integrados na ‘Very High Readiness Joint Task Force’ onde participarão 1049 militares, um navio, sete caças e 162 viaturas. Também a ‘Initial Follow-On Forces Group’ irá enviar 472 tropas, dois navios e 36 viaturas de combate.
António Costa garante que as tropas não irão intervir diretamente no território ucraniano.
O Conselho Superior de Defesa Nacional aprovou também que irá “eventualmente antecipar o segundo para o primeiro semestre de projeção de uma companhia do Exército para a Roménia”.
Recorde-se que a Embaixada de Portugal indicou como os portugueses deverão abandonar a Rússia.
A Embaixada de Portugal na Ucrânia, lançou um comunicado sobre como os portugueses deverão abandonar o país que entrou, oficialmente, numa operação militar com a Rússia na madrugada, desta quinta-feira, dia 24 de fevereiro.
O comunicado dita que: “Aconselhamos os cidadãos portugueses a que saiam da Ucrânia através das fronteiras terrestres com a União Europeia, preferencialmente na direção da Polónia e da Roménia“.
Saiba mais aqui.