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Pedida isenção de portagem na A8 para reduzir tráfego na cidade de Torres Vedras

Written by on 24 de Fevereiro, 2022

Uma petição, com uma centena de subscritores, foi ontem entregue na Assembleia Municipal de Torres Vedras a pedir a isenção de portagens na autoestrada A8 entre dois troços para reduzir o tráfego automóvel dentro da cidade.

No período de intervenção do público da assembleia, Pedro Barata, primeiro subscritor, explicou que a petição pede a reclassificação da autoestrada A8 (Lisboa/Leiria), entre os troços 08 (Torres Vedras Centro/Alenquer/Cadaval) e 09 (Ramalhal/Lourinhã/Vimeiro), como troço de tráfego local, com a isenção da taxa de portagem.

Os subscritores alegam que as estradas nacionais 8 e 8-2 “estão altamente congestionadas” na entrada norte da cidade, apresentando-se a A8 como “alternativa ao afunilamento do tráfego e mais sustentável”.

Contudo, as portagens que são cobradas entre os dois troços “são penalizadoras e representam um entrave às opções dos utilizadores, que se veem empurrados para as vias nacionais de acesso à cidade”.

Face ao congestionamento de tráfego na entrada norte da cidade e à ausência de uma variante, os subscritores defendem que a A8 se afigura como a “variante capaz de distribuir o tráfego automóvel e é a solução mais sustentável” do ponto de vista ambiental.

A presidente da câmara, Laura Rodrigues, respondeu que este município do distrito de Lisboa “está disponível para analisar a situação” e admitiu ser uma solução, à qual a autarquia “vai dar atenção”.

A Câmara de Torres Vedras vai receber sete milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para construir a ligação rodoviária entre a autoestrada A8 e a área empresarial das Palhagueiras, onde estão diversas centrais hortofrutícolas, tendo o contrato de financiamento sido assinado em janeiro.

Contribuindo com melhores condições de circulação e segurança, a via constitui também uma alternativa rodoviária, desviando o tráfego de veículos pesados do centro da vila de A-dos-Cunhados, minimizando assim o risco de atropelamentos, diminuindo o tempo de percurso e contribuindo para a redução de gases de efeito estufa ao diminuir o congestionamento automóvel.

É estimada uma redução de tempos de percurso de 25% com a execução desta infraestrutura.

O projeto deverá estar concluído até final de 2025.

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