Current track

Title

Artist


Facebook e Instagram podem deixar de funcionar na Europa

Written by on 8 de Fevereiro, 2022

Especialista em tecnologia diz que é ‘bluff’.

A Meta, empresa liderada por Mark Zuckerberg deixou o alerta: Facebook e Instagram podem deixar de funcionar nos países da União Europeia.

O problema os regulamentos sobre transferência de dados da Europa para os EUA, onde estão os servidores da Meta. Caso não sejam alterados, as redes sociais podem deixar de estar acessíveis no continente europeu.

Num relatório anual publicado pela comissão do mercado de valores mobiliários dos EUA, é explicado o mecanismo de proteção de dados na Europa que, caso impossibilite a partilha de dados da União Europeia para os EUA, o fornecimento de serviços e de anúncios da Meta podem ser afetados e, diz a empresa , ficará impossibilitada de manter o Facebook e o Instagram a funcionar na Europa.

A empresa esclarece que está confiante de que poderá chegar a um acordo sobre esta matéria neste ano, mas caso isso não aconteça, “provavelmente estaremos impossibilitados de oferecer  na Europa um conjunto dos nossos produtos e serviços mais importantes, incluindo o Facebook e o Instagram”.

A empresa não tem “nenhum desejo e nenhum plano de sair da Europa, mas a simples realidade é que a Meta, e muitas outras empresas, organizações e serviços, dependem de transferências de dados entre a União Europeia e os EUA para operar serviços globalmente”, avança a CNN Portugal citando fonte oficial da Meta.

Em declarações ao mesmo órgão de comunicação social, Carlos Martins, especialista em tecnologia e criador do blogue “Aberto Até De Madrugada”, diz tratar-se de “mais um bluff” para “ganhar a pressão do público e das empresas” contra as alterações na legislação. 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *