Recuperada obra de João Rendeiro
Written by Catarina Roque on 4 de Fevereiro, 2022
A peça encontrava-se num armazém em Alcabideche.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, conseguiu localizar e recuperar uma obra de João Rendeiro.
“Venezianischer Mohr”, uma escultura de um autor desconhecido, estava num armazém em Alcabideche e foi descoberta depois de ter sido realizada uma busca não domiciliária.
De acordo com a autoridade, a obra, que se encontrava desencaminhada, “faz parte do acervo de obras de arte apreendidas a João Rendeiro, no âmbito de inquérito no qual se encontra condenado numa pena de 10 anos de prisão efetiva, pela prática de crimes de fraude fiscal qualificada, abuso de confiança qualificado e branqueamento”.
Recorde-se que quando a PJ tentou recuperar as 124 obras de arte que estavam ao cuidado da mulher de Rendeiro, esta peça não estava na casa de família, na Quinta Patino, em Cascais.
Maria de Jesus Rendeiro era fiel depositária dos quadros e, segundo o tribunal, esta tinha conhecimento das falsificações e do desvio das obras.
A mulher do ex-banqueiro encontra-se agora em prisão domiciliária com pulseira eletrónica e indiciada pelos crimes de desobediência, descaminho, branqueamento de capitais e de falsificação de documento.
João Rendeiro continua detido na África do Sul, onde aguarda a decisão do processo de extradição para Portugal.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Notícias ao Minuto
Pingback:
Pingback:
Pingback: