Current track

Title

Artist


Fumo do tabaco propaga covid-19 até oito metros de distância

Written by on 21 de Janeiro, 2022

O alerta foi dado pela Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Toráxica (SEPAR).

De acordo com a SEPAR, fumo do tabaco pode transportar partículas de SARS-CoV-2 até oito metros de distância.

“O fumo do tabaco convencional e o fumo dos dispositivos eletrónicos é um excelente veículo para a transmissão do vírus entre as pessoas”, alertam os pneumologistas espanhóis.

As declarações, citadas pelo La Vanguardia, surgiram depois de Espanha ter revisto a lei antitabaco, com o objetivo de estender a proibição de fumar em espaços fechados também às esplanadas.

“A propagação do SARS-CoV-2 faz-se por aerossóis quando respiramos e é maior quando fumamos ou vaporizamos. Em espaços de fumadores, coronavírus com um diâmetro de 0,1 milionésimo de metro podem ligar-se a partículas maiores de fumo, com esses aerossóis carregados de partículas virais a poder atingir distâncias de oito metros”.

A Sociedade Espanhola de Pneumologia, alerta ainda para o facto de “a presença de histórico de tabagismo aumenta em 79% mais as hipóteses de o infetado precisar de cuidados intensivos ou morrer e, em 96% dos casos, de desenvolver Covid-19 grave”.

A associação de pneumologistas diz que proibir o fumo nas esplanadas e outros espaços públicos abertos deve ser aprovada “permanentemente, para que contribua para evitar a propagação desta e de outras infeções respiratórias“.

Fonte: Observador


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *