Current track

Title

Artist


Governo vai extinguir Fundação Berardo

Written by on 9 de Janeiro, 2022

É a primeira vez que o Estado português extingue uma fundação privada.

Fonte da Presidência do Conselho de Ministros confirmou ontem à Agência Lusa que a Fundação José Berardo vai ser extinta pelo Governo.

A extinção acontece depois de um relatório da Inspeção-Geral das Finanças ter concluído que a Fundação promovia atividades fora do seu âmbito de atuação legal.

Será a primeira vez que o Estado português extingue uma fundação privada. Até ao momento, nem a Fundação nem Joe Berardo prestaram qualquer esclarecimento.

Recorde-se que Joe Berardo foi detido em 29 de junho do ano passado, mas que saiu em liberdade mediante o pagamento de uma caução de cinco milhões de euros.

O empresário ficou indiciado de oito crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada, dois crimes de abuso de confiança qualificada e um crime de descaminho.

Segundo o Ministério Público, a investigação envolve um grupo “que entre 2006 e 2009 contratou quatro operações de financiamentos com a CGD, no valor de cerca de 439 milhões de euros” e que terá causado “um prejuízo de quase mil milhões de euros” à Caixa Geral de Depósitos (CGD), ao Novo Banco e ao BCP.

Fonte: Agência Lusa


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *