Current track

Title

Artist


Teste negativo passa a ser obrigatório para viajar de avião para Portugal

Written by on 30 de Novembro, 2021

Não há exceções para passageiros vindos da União Europeia, mesmo que tenham certificado de vacinação.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou, esta terça-feira, dia 30, que a partir de amanhã, quarta-feira, dia 1 de dezembro, todas as pessoas que cheguem a Portugal continental por via aérea, em voos internacionais, vão ter de apresentar teste negativo à Covid-19, mesmo que tenham esquema vacinal completo.

A partir das 00h00, dia 1 de dezembro, esta medida entra em vigor, deixando de fora os passageiros de voos domésticos.

“Todos os passageiros, independentemente de possuirem o certificado de vacinação, em todos os voos internacionais – voos não-domésticos – terão de apresentar um teste antes do embarque”, revelou Bruno Castro, da DGS, numa conferência de imprensa conjunta com a PSP, o SEF e a ANA Aeroportos.

Note-se que são aceites testes de PCR, realizados até 72 horas antes do voo, e testes rápidos de antigéneo, realizados nas 48 horas anteriores.

Caso os passageiros não apresentem teste, poderão ficar impedidos de realizar a sua viagem. Caso as companhias aéreas permitam que tal aconteça, sem a apresentação de um teste negativo, estas poderão ter de pagar uma coima.

Além deste requisito, deverá ser preenchido um formulário, o ‘passager locater form’, para uma “atuação mais célere das autoridades de saúde portuguesas”.

Apesar de nas fronteiras terrestres haver exceção para cidadãos da União Europeia, o mesmo não acontece em viagens aéreas, mesmo que estejam vacinados ou que tenham recuperado da doença.

Ainda assim, há uma diferença durante o controle de documentação. Para os passageiros vindos de países fora da UE e do espaço Shengen, será feita a triagem antes do controle de passaportes. Por sua vez, para os restantes viajantes, o controle é feito nas chegadas, depois da alfândega.

“Para evitar que haja duplo controlo, vamos entregar a cada passageiro uma pulseira”, esclareceu Rui Alves, diretor do Aeroporto de Lisboa.

Se viajar entre aeroporto nacionais, não vai precisar de apresentar teste negativo e receberá uma pulseira diferente.

Pedro Pinho, comandante da Divisão de Segurança Aeroportuária da PSP, revelou que até dia 9, a zona de chegadas do aeroporto vai estar encerrada.

Fonte: Notícias ao Minuto / Fotografia: Global Imagens


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *