Current track

Title

Artist


Pneumologista diz que “este é o último outono-inverno da pandemia”

Written by on 23 de Novembro, 2021

“Estamos em condições de afirmar que este é o último outono-inverno da pandemia”, disse Filipe Froes, pneumologista e membro do gabinete de crise da Ordem dos Médicos.

No entanto, Froes defende que tal só se tornará verdade se todas as medidas forem cumpridas e se a vacinação decorrer de forma mais rápida.

Quanto a ‘salvar’ o Natal, o pneumologista afirma que é possível apostando nas ferramentas certas para isso: as vacinas contra a Covid-19, que “sabemos que funcionam e são a solução” e as máscaras que nos protegem “e ganham tempo” para nos vacinarmos. 

Para que até à época festiva que se aproxima os mais vulneráveis estejam protegidos e possam celebrar em família, o especialista defende que temos de “abrir pavilhões e recrutar pessoal” para vacinar um milhão (cerca de 125 mil pessoas por dia) durante oito dias, disse ontem em entrevista à CNN.

Se queremos salvar o Natal temos de fazer por isso”, comentou. O especialista sugere começar no primeiro dia de dezembro. “Acabávamos dia 8 de dezembro o ciclo da gravidade”, indica. Somando os 14 dias necessários para garantir a imunidade, tal significaria que no dia 22 de dezembro, a população com idade superior aos 65 anos, a mais vulnerável, estaria protegida, a tempo da época festiva.

“Neste momento é prioritário focar [a terceira dose] nos +65 anos”, concluiu, ainda acrescentando que não vale a pena “dispersar” para outras faixas etárias. 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *