Current track

Title

Artist


Vacinados deixam de precisar de testes para certos eventos

Written by on 13 de Outubro, 2021

A norma atualizada esta quarta-feira pela DGS determina que as pessoas com esquema vacinal completo deixam de precisar de fazer testes à Covid em algumas situações. Fica a saber quais!

A Direção-Geral de Saúde (DGS) atualizou esta quarta-feira, dia 13, uma norma que estabelece que em certas situações, as pessoas com esquema vacinal completo deixam de precisar de apresentar teste à Covid-19.

É o caso dos residentes, utentes e profissionais de alguns locais, como unidades de Cuidados Continuados Integrados e instituições de apoio a migrantes e refugiados, estabelecimentos prisionais e centros educativos.

No que diz respeito ao lares de idosos, é pretendido que continuem a ser realizados testes periódicos aos residentes, utentes e profissionais, independentemente do seu estado vacinal.

Nas unidades prestadoras de cuidado de saúde, não será preciso realizar testes aos doentes nem aos acompanhantes, desde que o seu esquema vacinal esteja completo há mais de 14 dias.

Para a realização de testes, como o caso de procedimentos gerados de aerossóis e antes do internamento hospitalar, continua a ser necessário a apresentação de teste à Covid-19.

Nas unidades prestadoras de cuidados de saúde antes da cirurgia eletiva, para admissão para assistência ao parto e para admissão em unidades de cuidados intermédios e intensivos, continua a ser necessário a realização de teste.

A norma atualizada define ainda que os testes laboratoriais não devem ser realizados em pessoas que tenham tido Covid-19 nos últimos 180 dias após o fim do isolamento, a menos que apresentem sintomas sugestivos da doença e sejam contacto de um caso confirmado nos últimos 14 dias.

Fonte: Agência Lusa


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *