“Ato de vandalismo” destrói espada de estátua de D. Afonso Henriques
Written by Joana Timóteo on 11 de Outubro, 2021
Uma das estátuas de D. Afonso Henriques em Guimarães foi alvo de “um ato de vandalismo” que destruiu a espada, informou esta segunda-feira o Paço dos Duques de Bragança.
“Lamentavelmente, a escultura de D. Afonso Henriques, da autoria de Soares dos Reis, foi no passado fim de semana alvo de um ato de vandalismo. Mais uma vez, a espada foi quebrada, tendo sido encontrado o fragmento no jardim junto à estátua”, lê-se no comunicado publicado na rede social Facebook.
A “parte integral da espada” foi “retirada” da esculturada autoria da autoria de Soares dos Reis, tendo sido “encaminhada para restauro”, lê-se ainda na nota do Paço dos Duques, tutelado pela Direção Regional de Cultura do Norte.
O Paço dos Duques de Bragança frisou ainda que o “primeiro rei” de Portugal está cada vez “mais vulnerável“, competindo a todos a “sua proteção”.
“Para que futuramente estes atos não se repitam, pedimos a colaboração a todos na salvaguarda do património. Preservemos o nosso anfitrião, que será sempre ‘o conquistador'”, lê-se.
Recorde-se que a 30 de agosto de 2014 a espada também foi partida e a 20 de fevereiro de 2020 foi retirada, tendo sido restaurada antes de reaparecer na escultura, em 09 de junho de 2020.

Pingback:
Pingback: