Current track

Title

Artist


Recém-nascida testa positivo à Covid-19

Written by on 10 de Outubro, 2021

“Muito receio”, é o sentimento confessado pela mãe.

O caso de Leonor podia perfeitamente inspirar o enredo de um filme dramático mas, infelizmente, é uma história da vida real.

Carla Pereira estaria infetada com Covid-19 no momento de dar à luz.

Com apenas 28 anos, receava pela saúde da filha, uma vez que o seu companheiro também testara positivo.

Instantes depois do parto, Leonor (com apenas horas de vida) foi testada à SARS-CoV-2 e qual não é o pânico dos pais, quando o resultado do mesmo é igualmente positivo.

Carla confessa: “Fiquei com muito receio, porque se a covid foi forte connosco, o que aconteceria com ela? Era uma bebé com poucas horas”

Pelo que consta, deste núcleo familiar, apenas a filha de sete anos manteve-se protegida e conseguiu evitar a contração do vírus.

De acordo com dados apresentados pelo Hospital de São João, no Porto, desde o início da pandemia em Portugal, que a instituição registou “perto de cem mulheres que testaram positivo durante a gravidez, das quais 50 tinham covid-19 no parto”.

Segundo Henrique Soares, diretor do serviço de Neonatologia do centro hospitalar, entre todos estes casos, apenas se verificaram dois recém-nascidos que estariam contagiados aquando do primeiro teste, poucas horas após o nascimento.

É importante referir que “os recém-nascidos são sujeitos a dois testes: um imediatamente a seguir ao parto e outro passado 48 horas.”

Pelo que consta, a Leonor foi uma destas ocorrências, de nome “transmissão horizontal”. A mesma pode dar-se no exato momento do parto ou, mais provavelmente, nos momentos que se seguem, pelo contacto entre mãe e bebé para os cuidados com este último ou simplesmente pelo ambiente hospitalar.

Até ao momento, a ON FM não conseguiu apurar o estado de saúde atual de Carla, do companheiro ou de Leonor, deixando em aberto as sequelas que o vírus pode ou não provocar num recém-nascido.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *