Rio acusa Governo de “orgia financeira” na TAP
Written by Catarina Roque on 8 de Outubro, 2021
Segundo o líder do PSD, estão contabilizados 4,5 mil milhões de euros para a transportadora aérea, o que custará cerca de 450 euros a cada português.
Esta quinta-feira, dia 7, no decorrer da segunda intervenção do debate parlamentar, Rui Rio acusou o Governo de “dupla falta de respeito” para com os portugueses que estão a pagar a TAP.
Rui Rio começou por dizer que “o Governo reverteu a privatização da TAP e que é um erro que estamos todos a pagar forte e feio. Reverteu a privatização de uma empresa falida, uma empresa que dá regalias enormes e que sempre viveu dos nossos impostos”.
De acordo com o presidente do PSD, estão contabilizados, até à data, 4,5 mil milhões de euros para a TAP, o que dá cerca de 450 euros por cada cidadão português.
“4,5 mil milhões de euros a dividir por 10 milhões de portugueses, dá em média 450 euros a cada um. Ou seja, há portugueses que vão pagar dois mil, três mil, quatro mil euros para a TAP, por conta dos outros que por parcos rendimentos só podem pagar 20 ou 30 euros”, reforçou.
Para Rui Rio, esta situação trata-se de uma “dupla falta de respeito pelos impostos dos portugueses”, tendo em conta que a transportadora aérea se comporta como uma “empresa regional” e que abandonou o país “não prestando qualquer serviço público” , “olhando apenas para o aeroporto de Lisboa“.
“É receber o dinheiro dos nossos impostos nesta dimensão completamente brutal e ao mesmo tempo não prestar qualquer serviço público e abandonar pura e simplesmente o país”, referiu.
A António Costa, Rio questionou: “é só isto? tem a certeza que é só isto? ou ainda vamos ter mais?”, querendo ainda saber “qual o plano B” caso a Comissão Europeia não aprove o plano de reestruturação para a TAP
Respondendo que “não há plano B” e que espera que a Comissão Europeia aprove o plano até ao final do ano, António Costa acrescentou que “se não tivéssemos tomado uma posição de controlo (…) já não tínhamos TAP (…) Sei que não aprecia a TAP, que acha que os seus trabalhadores ganham demais e têm benefícios em excesso, mas temos neste momento a TAP em recuperação da sua atividade”.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: TVI24