Aeroporto de La Palma volta a encerrar devido a nuvem de cinzas
Written by Catarina Roque on 7 de Outubro, 2021
O vulcão entrou em erupção no dia 19 de setembro.
Na manhã desta quinta-feira, dia 7, o aeroporto da ilha de La Palma, em Espanha, voltou a encerrar devido à nuvem de cinzas causada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, que teve início no dia 19 de setembro.
Um porta-voz da Aena, gestor dos aeroportos espanhóis, revelou que “o aeroporto não está operacional de momento”, e que as pistas estão a ser limpas.
Note-se que este é o segundo encerramento do aeroporto desde que o vulcão entrou em erupção, no passado dia 19 de setembro, há mais de duas semanas.
Tendo em conta o encerramento do aeroporto, as companhias aéreas que operam entre La Palma e o resto das ilhas Canárias, Binter e Canarfly, suspenderam os voos que estavam marcados para esta quinta-feira.
Esta foi a única solução, uma vez que a situação agravou-se consideravelmente e a previsão é de que assim continue durante o dia de hoje.
A atividade do vulcão manteve-se estável nas últimas horas, com “comportamento constante” e com a lava a fluir apenas por uma corrente.
Segundo o último relatório de situação do Departamento de Segurança Interna, publicado às 06:00 GMT, “embora o número de sismos e a sua magnitude tenham diminuído nas últimas horas, ainda existem movimentos sentidos pela população e que podem originar pequenos colapsos em zonas inclinadas”.
Até à data, o delta de lava que se está a formar em contacto com a água ocupa uma extensão de 38 hectares.
No que diz respeito aos edifícios, até ao dia de ontem, 726 foram destruídos pela lava, sendo que a maior parte eram residências particulares.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Lusa/TVI24 / Foto: EPA
Pingback:
Pingback: