Current track

Title

Artist


Portugal voltará ao nível de riqueza pré-pandemia em 2022

Written by on 6 de Outubro, 2021

O Governo mostrou-se “otimista”.

Depois do executivo ter recebido os partidos com representações parlamentar sobre as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2022, esta posição foi transmitida aos jornalistas por António Mendes, secretário de Estado da Administração Fiscal.

De acordo com vários partidos, o executivo antecipa para este ano um crescimento de 4,6% e de 5,5% em 2022, contudo António Mendes apenas referiu que as projeções de crescimento deste ano e do próximo “estarão claramente” acima dos valores que estavam previstos no programa de estabilidade.

“Os números em que estamos a trabalhar estão claramente acima daquilo que estava projetado o programa de estabilidade. Recordo que hoje o Banco de Portugal falou de um crescimento de 4,8% para este ano – e nós estamos ainda a afinar o valor final. Mas o crescimento ficará muito acima dos 4% previstos. Ficará, ainda, acima dos 5% previstos para 2022″, acrescentou.

Segundo o secretário de Estado, “no conjunto agregado dos dois anos, Portugal terá a capacidade de regressar aos níveis de riqueza pré-pandemia”.

“E isso é uma boa notícia para os portugueses. A política económica e orçamental do Governo permitiu-nos conduzir a um Orçamento do Estado para 2022 que , ao contrário de outras situações, permite fazer escolhas sobre a dimensão e a incidência do aumento do rendimento das famílias”, sustentou.

Fonte: Agência Lusa / Fotografia: Reuters


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *