Current track

Title

Artist


Cartão de cidadão deixa de ser válido para entrar no Reino Unido

Written by on 30 de Setembro, 2021

Há exceção para europeus ou familiares com estatuto de residência no país.

A partir de sexta-feira, dia 1 de outubro, os portugueses que visitam o Reino Unido deixam de poder fazê-lo apenas com o cartão de cidadão, pelo que vão necessitar de um passaporte biométrico, na sequência do ‘Brexit‘.

Note-se que a medida já estava prevista no âmbito do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’), pelo que afeta todos os países do bloco (UE) que usam cartões de identidade, como é o caso da Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Aos europeus ou familiares com estatuto de residência no país é aberta uma exceção, pelo que vão poder continuar a entrar no país com recurso aos cartões de cidadão para viajar até pelo menos 31 de dezembro de 2025.

Segundo o Governo britânico, este documento é menos seguro, razão pela qual quer colocar os visitantes internacionais a viajar com um passaporte biométrico.

Além de ser “mais rápido de processar” por parte dos agentes nos postos de fronteira, o passaporte também pode ser usado nos ‘e-Gates’, portões automáticos de controlo existentes nos aeroportos.

Em Portugal, a emissão de passaporte tem um custo superior a 65 euros, ou 95 euros caso seja pedido com urgência.

Fonte: Agência Lusa


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *