Estátua está a gerar polémica: “Uma ofensa às mulheres”
Written by Joana Timóteo on 29 de Setembro, 2021
Uma estátua de bronze de uma camponesa, inaugurada no fim de semana em Sapri, Itália, está a gerar polémica.
A estátua é descrita como “uma ofensa às mulheres” levantando o debate sobre o sexismo no país e uma onda de protesto exigindo a sua remoção.
A estátua, que representa uma personagem feminina do poema “La spigolatrice di Sapri”, escrito pelo poeta Luigi Mercantini em 1857. A interpretação do escultor Emanuele Stifano mostra uma mulher com um vestido transparente, justo e com o braço direito colocado sobre os seios.
Laura Boldrini, deputada do Partido Democrático (PD) e ex-presidente da Câmara dos Deputados, prenunciou-se sobre o assunto afirmando que a escultura era “uma ofensa às mulheres e à história que deveria celebrar”.
“O machismo é um dos grandes males da Itália”, sublinhou Laura Boldrini, numa publicação na rede social Twitter.
A senadora Monica Cirinna pediu mesmo a remoção da estátua que considera ser “uma bofetada no rosto à história e às mulheres, que ainda são vistas apenas como corpos”.
J´a o presidente da câmara de Sapri, Antonio Gentile, defendeu a escultura, que, na sua opinião, “foi executada com maestria e com uma interpretação impecável”.
O autor da obra defendeu-se dizendo que “quando faço uma escultura, tento cobrir o mínimo possível o corpo, independentemente do sexo”.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: TVI24
Pingback: