Current track

Title

Artist


Reservas de sangue “ligeiramente abaixo” dos níveis habituais

Written by on 20 de Setembro, 2021

As reservas de sangue estão “ligeiramente abaixo dos níveis habituais nesta época do ano”, informou o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

Em comunicado, o IPST refere que “o atual planeamento de Sessões de Colheita e respetivas previsões antecipam uma melhoria da situação”, indicando que “um erro na atualização das reservas de sangue em dador.pt está na origem da questão de uma eventual escassez de dádivas de sangue“.

“Assim, à data de hoje, os dias de reserva estratégica nacional, considerando as reservas existentes nos hospitais e no IPST, situavam-se entre 21 e 50 dias considerando a reserva de concentrados eritrocitários dos hospitais e entre sete e 35 dias considerando a reserva de concentrados eritrocitários do IPST”, esclarece o documento.

De acordo com o mesmo comunicado, os grupos sanguíneos mais afetados são o “A negativo”, o “O negativo” e o “O positivo”.

O IPST sublinha também a necessidade de “dádiva regular e faseada ao longo do ano, uma vez que nos hospitais portugueses são necessárias cerca de mil unidades de sangue e componentes sanguíneos todos os dias”, sendo que os componentes “têm um tempo limitado de armazenamento (35 a 42 dias para os concentrados eritrocitários, cinco a sete dias para as plaquetas)”.

Além disso, “os dadores de sangue, sendo homens, só podem realizar a sua dádiva de três em três meses e, sendo mulheres, de quatro em quatro meses”, é referido.

O IPST deixa ainda um pedido a “todos os que estejam em condições” de dar sangue para que o façam, reforçando que “uma única dádiva de sangue pode contribuir para ajudar a salvar até três vidas”.

Note-se que, para doar sangue, basta ter entre 18 e 65 anos e pesar 50 kg ou mais.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook

Fonte: Agência Lusa / Fotografia: Global Imagens


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *