Vulcão entra em erupção nas Canárias
Written by rita rosa on 19 de Setembro, 2021
Este dominho o vulcão de Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Canárias, entrou em erupção. (Notícia atualizada)
O alerta de risco vulcânico foi acionado ontem pelas autoridades espanholas e a zona começou a ser evacuada esta manhã.
O governo das ilhas Canárias já tinha anunciado que o vulcão estava com “nível de atividade máximo“, depois de se terem registado mais de 4.000 sismos na última semana.
O vulcão entrou em erupção às 15h12, nessa altura já estavam a ser retiradas pessoas com mobilidade reduzida das aldeias vizinhas de El Paso, Los Llanos de Aridane, Villa de Mazo e Fuencaliente.
Horas antes da erupção foram sentidos pequenos sismos no bairro Las Manchas (o mais forte dos quais com 3,8 de intensidade).
Segundo o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres, o local onde se deu a erupção não é habitado.
No entanto, as autoridades resolveram prosseguir com a retirada de 50 pessoas dependentes dos bairros mais afetados.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, adiou a sua viagem aos Estados Unidos para assistir à Assembleia Geral da Onu, em Nova Iorque, e confirmou no Twitter que está a caminho das ilhas Canárias.
“Dirijo-me neste momento às ilhas Canárias, dada a evolução sísmica, para conhecer em primeira mão a situação em La Palma, a coordenação do dispositivo e os protocolos activados”, escreveu o chefe de Governo.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Sapo
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: