Netflix processada por jogadora de xadrez
Written by Daniela Rebelo on 17 de Setembro, 2021
A Grande Mestre Nona Gaprindashvili sentiu-se diminuída por uma frase proferida na série “Gambito da Rainha”.
A minissérie “O Gambito da Rainha”, da Netflix, conquistou diversas atenções entre os aficionados de xadrez mas, aparentemente, não foi bem vista por aquela que foi a primeira mulher a conquistar o título de Grande Mestre: Nona Gaprindashvili.
Gaprindashvili, de 80 anos, decidiu processar a Netflix devido a uma frase da série que faz crer que a jogadora nunca enfrentou um homem durante o seu percurso.
A frase, dita no último episódio da série, compara Gaprindashvili com a protagonista fictícia Beth Harmon.

“A única coisa incomum sobre ela (Harmon), realmente, é o seu género. E mesmo isso não é único na Rússia. Há Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens”, é dito no episódio.
Neste episódio, a história passa-se no ano de 1968, altura em que a jogadora da Georgia já tinha defrontado quase 60 jogadores homens e conquistado diversos campeonatos do mundo.
A Grande Mestre processa a Netflix em 5 milhões de dólares por difamação, indicando que o que é dito na minissérie é “uma falsidade devastadora que menospreza e degrada as conquistas (de Gaprindashvili) perante uma audiência de muitos milhões”.
“(A Netflix) estava a tentar criar esta personagem fictícia que estava a trilhar novos caminhos para outras mulheres, quando na verdade eu já o havia feito e inspirado gerações. É essa a ironia”, acrescentou ao New York Times.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Notícias ao Minuto / Fotografia: Netflix
Pingback: