Current track

Title

Artist


Marta Temido: “Há quantidades para revacinar toda a população”

Written by on 17 de Setembro, 2021

A garantia foi dada, esta tarde, pela ministra da Saúde.

Marta Temido garantiu, esta tarde, que “se for necessário” Portugal pode recorrer a uma nova dose da vacina contra a Covid-19.

Ainda que não existam “orientações nesse sentido”, por parte da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a ministra reiterou que essa possibilidade está em aberto para populações com uma especial fragilidade.

Marta Temido revelou, ainda, que ontem, na reunião do Infarmed, se “percebeu o momento em que estamos e o momento mais a médio prazo” no que à pandemia diz respeito.

“[Agora] temos uma taxa de população vacinada que nos traz um elemento altamente protetor, apesar de estarmos com um número de casos diários que ainda é elevado”. 

“Ainda há incertezas sobre o eventual decaimento da imunidade ao longo do tempo […] há ainda muito poucos estudos sobre este tema”, declarou.

Isso poderá levar a que, eventualmente, “num período que é já de si mais agressivo – que é o inverno, onde estamos mais expostos ao frio, mais vulneráveis -, tenhamos de ter em atenção uma possível necessidade de haver um aumento de casos e temos de o precaver“.

Para tal, a solução passará “se for necessário, por uma dose de vacina para populações com uma especial fragilidade”, afirmou Marta Temido.

“Estamos a preparar tudo para estarmos preparados se precisarmos de o fazer. Há quantidades para, se for necessário, revacinar a totalidade da população portuguesa”, garantiu a ministra.

“Estamos a preparar tudo para possibilidade de haver necessidade de vacinar uma população mais frágil”.

Marta Temido frisou ainda que “a possibilidade do surgimento de novas variantes [da Covid-19] é um tema ao qual temos também de estar muito atentos”

Fonte: Notícias ao Minuto.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *