Current track

Title

Artist


Garrafa com mensagem atirada ao mar no Japão encontrada 37 anos depois

Written by on 17 de Setembro, 2021

Garrafa atirada por estudantes japoneses foi encontrada numa praia havaiana.

Em junho de 2021, uma menina de 9 anos, que se encontrava a visitar um parque do Havai, encontrou uma mensagem dentro de uma garrafa de vidro.

Abbie Graham descobriu a garrafa cheia de lama, numa praia do Hawaiian Paradise Park, quando estava acompanhada pelos pais e pela irmã.

Os pais de Abbie, confessaram aos jornais locais que, inicialmente, descartaram a validade do objeto. “Pensei que fosse lixo, mas ela considerou ser um tesouro”, disse o pai.

A família acabou por levar a garrafa consigo e, eventualmente, deram razão às suspeitas de Abbie, que acreditava tratar-se de uma mensagem. “Uns dias depois conseguimos abri-la e era do Japão”, recordou a menina.

O remetente do texto era o clube de ciências naturais da Choshi High School, na província japonesa de Chiba, que lançou 750 garrafas ao mar entre 1984 e 1985 para investigar as correntes oceânicas.

A família que encontrou a garrafa ainda não tinha consiguido entrar em contacto com os autores da mensagem, até hoje.

Reprodução da carta

As garrafas – que continham mensagens em inglês, japonês e português a pedir ao localizador para entrar em contacto com o remetente – foram parar em lugares tão distantes como as Filipinas, o Canadá e o Alasca. No entanto, nenhuma garrafa foi encontrada desde a 50.ª foi descoberta em 2002 em Kagoshima, no sudoeste do Japão.

Agora, a 51.ª garrafa foi encontrada no Havai.

“Fiquei realmente surpreendido”, disse Jun Hayashi, vice-diretor da Choshi High School, em declarações à AFP. “A 50ª garrafa foi encontrada há 19 anos. Não pensei que mais nenhuma fosse encontrada – pensei que todas já se teriam afundado. É realmente emocionante que a 51.ª tenha sido encontrada”.

Mayumi Kondo, membro do clube de ciências naturais em 1984, disse que a descoberta “ressuscitou memórias nostálgicas” dos seus tempos de escola. “Trinta e sete anos é muito tempo para os seres humanos mas, por outro lado, realmente mostra o quão grande e misteriosa a Terra e a natureza realmente são”, rematou.

Alguns membros do clube, apesar de encerrado desde 2007, planeiam enviar uma carta e uma bandeira à menina que encontrou a garrafa.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook

Fonte: Jornal de Notícias / Fotografia: Scott Van Hoy; Kelsey Walling


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *