Current track

Title

Artist


Dois turistas americanos morrem durante escalada em Maiorca

Written by on 15 de Setembro, 2021

Os turistas estavam a praticar “psicobloc” por cima de águas profundas, na ilha espanhola.

Na passada terça-feira, dois turistas americanos morreram enquanto estavam a escalar falésias numa zona muito conhecida para escaladas do género, na costa de Maiorca.

Os dois homens, de 25 e 35 anos de idade, voaram de Barcelona para a ilha espanhola na terça-feira para praticar “psicobloc” (escalada em falésia ou caverna, feita por cima de águas profundas) em cavernas perto do porto de Portocolom.

Um porta-voz da Guarda Civil de Maiorca indicou que o alerta foi dado pouco depois do meio-dia do dia de ontem, quando banhistas que viram os dois homens a escalar, avistaram, depois, um corpo a flutuar na água, perto da zona de Cova des Cosí.

Segundo a Guarda Civil, “um nadador-salvador local e alguns banhistas prestaram os primeiros socorros mas foram incapazes de o reanimar. Depois, foi avistado outro corpo a flutuar, mais perto da caverna. O resgate marítimo chegou mas já não havia nada a fazer”.

Os seus pertences das vítimas foram encontrados no local, incluindo os passaportes. O consulado norte-americano foi de imediato notificado.

Não se conhecem, ainda, detalhes sobre o que terá acontecido, mas dois dos mais conhecidos praticantes desta modalidade de escalada, Eneko e Iker Pou, recorreram ao Twitter para lamentar as mortes, levantando a hipótese de se ter tratado de uma derrocada.

“Consternação e muita pena perante as notícias que nos chegam da morte de dois alpinistas que faziam psicobloc hoje em Cala Sa Nau, Maiorca, zona que temos frequentado por estes dias e onde se tirou esta foto… Tudo aponta para uma derrocada…”, escreveram.

Entretanto, foi aberta uma investigação ao caso e as autópsias serão realizadas esta quarta-feira.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook

Fonte: Notícias ao Minuto


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *