Current track

Title

Artist


Coreia do Norte e do Sul lançam mísseis balísticos

Written by on 15 de Setembro, 2021

A Coreia do Norte lançou dois mísseis para o Mar do Japão.

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos não identificados no Mar do Japão e a Coreia do Sul fez um lançamento de míssil balístico a partir de submarino.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) afirmou em comunicado que “a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos não identificados para o Mar Oriental a partir da região central do país, depois do meio-dia de 15 de setembro”.

O lançamento também foi detetado pela Guarda Costeira japonesa, que indicou que os mísseis aterraram fora da zona económica exclusiva do Japão (ZEE).

De acordo com a emissora pública japonesa NHK, a Guarda Costeira japonesa notificou o lançamento por volta das 13:38 (05:38 em Lisboa), informou o Ministério da Defesa.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, assegurou que os mísseis aterraram fora da ZEE japonesa, nas águas entre o noroeste do Japão e a Península Coreana, e teme pela segurança nacional e internacional.

“Os disparos ameaçam a paz e a segurança do Japão e da região e são absolutamente escandalosos”, disse Suga. “O governo do Japão está determinado em intensificar a vigilância para estar preparado para qualquer contingência”, acrescentou.

De relembrar que o lançamento surge depois de o regime da Coreia do Norte ter afirmado que testou um novo tipo de míssil de cruzeiro de longo alcance, durante o fim de semana.

Esta quarta-feira, o gabinete do Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, também comunicou que foi realizado o primeiro teste de míssil balístico lançado a partir de um submarino, horas depois de a Coreia do Norte ter disparado os seus mísseis balísticos.

Míssil foi disparado do submarino Ahn Chang-ho

O comunicado referiu que o míssil disparado do submarino Ahn Chang-ho, da classe de 3.000 toneladas, viajou uma distância previamente definida antes de atingir um alvo designado.

Desta maneira, a Coreia do Sul tornou-se o sétimo país do mundo a ter esta tecnologia avançada.

Várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem a Coreia do Norte de prosseguir os seis programas de armamento nuclear e de mísseis balísticos.

Mesmo assim, a Coreia do Norte procedeu a diversos ensaios nucleares e testou com sucesso mísseis balísticos, capazes de atingirem os Estados Unidos.

Fonte: SIC Notícias / Fotografia: AFP


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *