Current track

Title

Artist


Vacinados podem deixar de ficar em isolamento quando tiverem contactos de risco

Written by on 14 de Setembro, 2021

 Quem o disse foi a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas falou, ao jornal Público, sobre a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal e sobre as medidas que poderão sofrer alterações nos próximos tempos.

De acordo com a diretora-geral da Saúde, uma das normas que poderá sofrer alterações é a questão do isolamento profilático para pessoas vacinadas contra o vírus.

As pessoas inoculadas poderão não ter de ficar sujeitas a isolamento quando tiverem um contacto de risco, uma norma já escrita mas que a DGS aguarda para a publicar.

“Estamos neste momento a avaliar muito bem a questão das pessoas que ficam em isolamento profilático no sentido de distinguir quem tem um contacto com uma pessoa doente e está vacinado de uma pessoa que teve esse contacto e não está vacinada. Essa é uma das medidas que vai ser tornada diferente”.

Ainda assim, Graça Freitas relembra que o risco “não é zero”, realçando que nestes casos terá de haver uma responsabilidade acrescida para a pessoa vacinada [que terá de ter cuidados reforçados, mesmo que não seja obrigada a ficar em casa].

“Mas admitindo isto, se houver uma discriminação no sentido de uma pessoa vacinada que contactou um doente não ficar isolada, o risco não é zero”, acrescentou.

Além disso, segundo foi noticiado esta manhã, a DGS está a estudar a possibilidade de deixar de divulgar diariamente os novos casos de Covid-19.

Graça Freitas garante que a DGS “quer aumentar o intervalo” da publicação do boletim, ainda que prometa comunicar ao país eventos inesperados.

“Queremos aumentar o intervalo desta publicação, sendo que sempre que acontecer alguma coisa inesperada comunicaremos. Vamos libertar os portugueses desta carga que é recordar todos os dias quantos casos, quantos internamentos, porque isso também dá um peso à nossa vida”.

Fonte: NiT.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *