Current track

Title

Artist


Documentário em comemoração aos 80 anos de carreira de Eunice Munoz já tem data de estreia

Written by on 14 de Setembro, 2021

O documentário a pedido da atriz como passagem de testemunho à neta, estreia-se em novembro em mais de 30 salas do país.

“Decidi que era altura de passar o testemunho e ver continuado o sonho do teatro pela minha neta Lídia [Muñoz], testemunho que passo orgulhosamente e que quis ver registado pelo cinema”, disse hoje Eunice Muñoz.

O documentário realizado por Tiago Durão, “Eunice ou carta a uma jovem atriz” terá uma antestreia, a 03 de outubro, e estará na secção Heart Beat do festival DocLisboa, que acontece entre 21 e 31 desse mês.

Posteriormente estreará, pelo menos, em 32 salas de cinema distribuídas por todo o território de Portugal continental e ilhas, podendo algumas outras virem ainda a “ser fechadas até 04 de novembro”, revelou o realizador.

O filme comemora a vida de Eunice Muñoz através das suas memórias privadas, o que oferece ao público uma visão do lado humano da atriz, através da entrada na sua casa, que abre caminho a uma viagem pelos últimos 80 anos, que começaram no velho palco do Teatro Nacional.

O documentário revela a cumplicidade natural entre Lídia e Eunice.

O início do filme é uma sequência de imagens que contam com a voz do ator Ruy de Carvalho, que faz o prólogo do filme, seguida da música de Maria João Pires, a tocar a sonata n.º 14 de Beethoven.

Segundo Tiago Durão “O filme foi como uma bola de neve e foi-se fazendo”.

“Acompanhei todas as fases do filme, assisti a todas as etapas do trabalho e achei que não podia existir melhor lugar de memória, porque é assim que eu sou, porque é assim que eu quero que guardem uma memória de mim”, conta a atriz.

Lídia Muñoz, respondeu à avó não saber como é que se recebe “um testemunho destes, tão pesado e tão importante” e expôs ter “algum medo de não estar à altura” desse testemunho.

Todo o dinheiro conseguido com a comercialização do filme será doado à Casa do Artista, uma decisão conjunta de Eunice Munõz e da equipa de produção.

Fonte: Sapo24


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *