Fogo imparável no sul de Espanha provoca pelo menos um morto
Written by Daniela Rebelo on 13 de Setembro, 2021
Incêndio no sul de Espanha está imparável desde quarta-feira.
O fogo imparável no sul de Espanha está imparável desde a quarta-feira passada, tendo já provocado a morte de um bombeiro, consumido 7.400 hectares e desalojado mais de 1600 pessoas.
Segundo as autoridades espanholas, os esforços neste complexo incêndio são dirigidos para conter o flanco oriental e o seu avanço para a cidade de Casares e a área de Monte Duque.
Após uma noite de grande atividade para os homens no terreno, os meios aéreos retomaram esta manhã a sua atividade para tentar extinguir o incêndio florestal na Serra Bermeja, província de Málaga (Andaluzia).
“Estamos a falar de um incêndio de uma força e intensidade invulgares em comparação com os incêndios que estamos habituados a ver”, disse o responsável pelos serviços de luta contra os incêndios, Alejandro Garcia, numa conferência de imprensa no domingo.
De momento, o tráfego está interrompido em oito estradas e já foi retirada e realojada toda a população das zonas consideradas mais em risco pelas autoridades.
Mais de 600 profissionais foram destacados para combater o incêndio e ajudar os habitantes, com o apoio de aviões e numerosos helicópteros.
Segundo o presidente da Junta de Andaluzia, Juanma Moreno, há indícios “bastante claros” de ter sido “fogo posto”.
Por enquanto, as pessoas que tiveram de ser retiradas de casa encontram-se realojadas num complexo desportivo e em estabelecimentos hoteleiros.
O incêndio teve início na Serra de Bermeja na noite de quarta-feira e foi crescendo durante a madrugada de quinta-feira, provocando as primeiras evacuações perto da estância turística mediterrânica de Estepona.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Jornal de Notícias / Fotografia: AFP
Pingback:
Pingback: