Coreia do Norte faz teste de novo míssil que pode representar “uma ameaça”
Written by Daniela Rebelo on 13 de Setembro, 2021
Teste de novo míssil na Coreia do Norte “ameaça comunidade internacional”.
A Coreia do Norte efetuou com sucesso um teste de um novo “míssil de cruzeiro de longo alcance” durante este fim de semana.
Os disparos do teste decorreram na presença de altos responsáveis norte-coreanos, tendo percorrido uma trajetória de 1.500 quilómetros antes de atingirem o seu alvo, não especificado pela KCNA.
A Coreia do Norte, apesar de ser atingido por múltiplas sanções internacionais, reforçou nos últimos anos as suas capacidades militares sob a direção de Kim Jong-un.
A Coreia do Norte procedeu a diversos ensaios nucleares e testou com sucesso mísseis balísticos com capacidade de atingirem os Estados Unidos.
Esta segunda-feira, o Pentágono reagiu e defende que o lançamento de um novo míssil de cruzeiro de longo alcance pela Coreia do Norte representa “uma ameaça” aos países vizinhos e à comunidade internacional.
“Esta atividade sublinha o desenvolvimento contínuo do programa nuclear da Coreia do Norte e as ameaças que isso representa para os vizinhos e para a comunidade internacional”, disse em comunicado.
Os Estados Unidos “vão continuar a acompanhar a situação e a consultar de perto os [seus] aliados e parceiros”, e reiteraram ainda o compromisso “resistente a todas as provas”, de defender a Coreia do Sul e o Japão contra Pyongyang, afirmou, na nota, o Comando Indo-Pacífico norte-americano.
De momento, estão cerca de 28.500 soldados norte-americanos estacionados no sul da península.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Jornal de Notícias / Fotografia: AFP
Pingback: