Current track

Title

Artist


Afeganistão: Guterres defende os princípios da comunidade internacional

Written by on 10 de Setembro, 2021

Responsável da ONU diz que devem manter diálogo com talibãs para evitar “milhões de mortes”.

Na passada terça-feira, os talibãs anunciaram um Governo provisório totalmente masculino para o Afeganistão, com veteranos da sua linha dura, que governou o país entre 1996 e 2001.

António Guterres, secretário-geral da ONU, pediu que a comunidade internacional mantenha “um diálogo” com os talibãs, para evitar o “colapso económico” no Afeganistão, com “milhões de mortes”.

“É preciso manter um diálogo com os talibãs, no qual afirmamos os nossos princípios de uma forma direta, um diálogo com um sentido de solidariedade com o povo afegão”, declarou esta quinta-feira, numa entrevista à agência de notícias France-Presse.

“O nosso dever é estender a nossa solidariedade a um povo que sofre enormemente, onde milhões e milhões estão em risco de morrer de fome”, acrescentou.

Guterres insiste que “os talibãs devem estar envolvidos (…), para que o Afeganistão não seja um centro de terrorismo, para que mulheres e raparigas não percam todos os direitos adquiridos durante o período anterior, para que os diferentes grupos étnicos se sintam representados”.

Nos contactos mantidos “até agora, há pelo menos recetividade para falar”, assegurou o antigo primeiro-ministro português.

A ONU quer “um governo inclusivo”, no qual a sociedade afegã esteja amplamente representada e “este primeiro governo provisório”, anunciado há alguns dias, “não dá esta impressão”, lamentou.

Guterres afirmou que a ONU quer que o Afeganistão possa “ser governado em paz e com estabilidade, com respeito pelos direitos humanos”.

O governo provisório dos talibãs ainda não foi reconhecido internacionalmente, mas é preciso “evitar uma situação de colapso económico que pode ter consequências humanitárias terríveis”, sublinhou.

“É do interesse da comunidade internacional, e não estou a falar de levantar sanções ou de reconhecimento, estou a falar de medidas específicas para permitir que a economia afegã respire”, concluiu o secretário-geral da ONU.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook

Fonte: TVI24 / Fotografia: AFP


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *