Governo anuncia três dias de luto nacional
Written by Daniela Rebelo on 10 de Setembro, 2021
Três dias de luto nacional pela morte de Jorge Sampaio.
Numa declaração ao país em conferência de imprensa a partir do Palácio de São Bento, em Lisboa, o primeiro-ministro partilhou, esta sexta-feira, um profundo “sentimento de tristeza e de perda” e enalteceu o sentido cívico de militância e convicção de Jorge Sampaio.
Em memória de “um exemplo, um lutador pela liberdade, pela democracia”, que “tanto tanto prestigiou, com a sua verticalidade ética, a vida política”, o Governo de António Costa vai decretar três dias de luto nacional, entre sábado e segunda-feira.
“Em contacto com a família, serão ainda hoje anunciadas datas, locais e horários das cerimónias fúnebres”, acrescentou o primeiro-ministro.

Costa destacou o “sentido cívico, de militância, de convicção” com que Sampaio exerceu a vida política e que se plasmaram, na juventude, nas lutas estudantis, e, já após a presidência, na plataforma internacional que acolhe estudantes universitários sírios.
O primeiro-ministro também recordou o “contributo notável” para o “prestígio do poder local democrático”, com as duas eleições para a presidência da Câmara de Lisboa, bem como o lema com que foi eleito presidente da República: “um por todos e todos por um”.
Sampaio estava de férias com a família no Algarve quando teve de ser internado no Hospital de Portimão, tendo depois sido transferido para Lisboa.
O antigo Presidente da República morreu esta sexta-feira, a informação foi confirmada por fonte da família. Estava internado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, desde o dia 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias. Jorge Sampaio tinha 81 anos.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: SIC Notícias
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: