Talibãs já controlaram a única zona de resistência que persistia no Afeganistão
Written by Madalena Lourenco on 6 de Setembro, 2021
O vale de Panchir era o último foco da oposição armada aos talibãs.
Os talibãs anunciaram, esta segunda-feira, ter total controlo sob o vale de Panchir, onde se tinha organizado a única força de resistência desde que o movimento tomou o poder no Afeganistão.
“Com esta vitória, o nosso país saiu completamente do marasmo da guerra. As pessoas vão viver agora em liberdade, paz e prosperidade”, declarou o principal porta-voz do movimento fundamentalista, Zabihullah Mujahid.
“Rebeldes foram mortos e os restantes fugiram. A respeitável população de Panchir foi resgatada aos sequestradores. Nós garantimos que ninguém será alvo de discriminação. São todos nossos irmãos e trabalharemos em conjunto para um país e um objetivo”.
O vale de Panchir, um enclave de difícil acesso e situado a 80 quilómetros a norte de Cabul, era o último foco da oposição armada aos talibãs.
Relembre-se que o grupo armado conquistou o poder a 15 de agosto, e conseguiram a retirada das últimas tropas estrangeiras no país duas semanas depois.
Esta zona, sob ação do comandante Ahmed Shah Massoud, assassinado pela rede terrorista Al-Qaida em 2001, abriga a Frente Nacional de Resistência (FNR).
A FNR integra membros das milícias locais e antigos membros das forças de segurança afegãs, que chegaram à zona quando o resto do Afeganistão caiu nas mãos dos talibãs.
Esta madrugada, a FNR propôs um cessar-fogo e uma retirada dos talibãs da zona.
“Em troca, pediremos as nossas tropas que se abstenham de qualquer ação militar”, lê-se no comunicado da FNR.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Agência Lusa.
Pingback:
Pingback:
Pingback: