Macacos em Bali invadem casas à procura de alimentos
Written by Daniela Rebelo on 3 de Setembro, 2021
Sem comida dos turistas, os macacos procuram comida nas casas dos moradores de Bali.
Antes da pandemia, o santuário em Bali, na Indonésia, onde vivem cerca de 600 macacos, era um local bastante visitado, tanto por residentes, como por turistas internacionais.
O turismo é a principal fonte de rendimento para os residentes de Bali, que acolhiam, antes da pandemia, anualmente, mais de cinco milhões de estrangeiros.
Com as restrições da Covid-19, o número de turistas desceu consideravelmente e os macacos viram-se privados dos seus alimentos favoritos: bananas e amendoins.

O santuário tinha normalmente cerca de seis mil visitantes por mês, mas esse número caiu para cerca de 500. Para além disso, os gerentes do local começaram a ficar sem dinheiro para comprar comida aos primatas.
Isto está a fazer com que os animais invadam as casas dos moradores, à procura de comida, deixando os habitantes com receio que os animais comecem a ficar selvagens e que ataquem a localidade.
“Temos medo que os macacos esfomeados se tornem selvagens e cruéis”, afirmou o morador Saskara Gustu Alit, citado pela Associated Press.
De forma a prevenir que isso aconteça, os residentes têm levado fruta, amendoins e outros alimentos para o santuário onde os macacos vivem, na tentativa de os afastar da povoação.
“Esta prolongada pandemia está além das nossas expectativas, a comida para macacos tornou-se um problema”, expressou o gerente de operações Made Mohon.
“Eles precisam de interagir com os humanos o mais frequentemente possível, para que não fiquem selvagens”, acrescentou.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: TVI24
Pingback:
Pingback: