França entra em negociações com os talibãs
Written by Daniela Rebelo on 2 de Setembro, 2021
França negoceia com talibã para a retirada de civis do Afeganistão.
Após o último avião norte-americano ter descolado do aeroporto de Cabul, esta terça-feira, os talibãs assumiram total controlo do Afeganistão.
Tendo em conta a situação, o Governo francês anunciou esta quinta-feira que quer negociar com os talibã em Doha, com a mediação do Catar, para retirar mais pessoas do Afeganistão.
“É claro que estamos a conversar com os talibã, principalmente em Doha”, disse Gabriel Attal, porta-voz do Governo francês, numa entrevista à rádio France Info.
Outros países, como o Reino Unido, também estão em conversações com o grupo extremista.

Segundo o porta-voz do executivo do Presidente francês, Emmanuel Macron, esta negociação “não significa que haverá reconhecimento [diplomático] futuro” e nem que se vá dar “o benefício da dúvida” em relação às atitudes do grupo extremista.
Gabriel Attal lembrou que a França também está a integrar uma ação internacional, uma resolução que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou na terça-feira.
Esta resolução modificou a proposta apresentada por franceses e britânicos – que previa a criação de uma zona segura no aeroporto civil de Cabul sob o controlo da ONU e que permitiria a continuação das retiradas -, já que o texto final se limita a insistir que os talibãs deverão permitir a saída do país para as pessoas que assim o desejarem.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: SIC Notícias / Fotografia: EPA
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: