Current track

Title

Artist


Covid-19: Nova Zelândia anuncia confinamento menos rigoroso

Written by on 27 de Agosto, 2021

Confinamento menos rigoroso a partir de setembro.

O Governo da Nova Zelândia ordenou um confinamento geral no início da semana passada, depois de identificar a primeira infeção local de Covid-19 em seis meses.

Esta sexta-feira, a primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, anunciou que o confinamento será aliviado já a partir do próximo dia 1 de setembro.

A ministra afirma que o nível de alerta nacional será reduzido de 4 para 3 a partir da meia-noite de 31 de agosto, o que significa que algumas empresas podem começar a funcionar com distanciamento social, enquanto eventos sociais, como casamentos e funerais, serão limitados a dez pessoas.

Ardern acrescenta que a medida será aplicável a toda a Nova Zelândia exceto Auckland, a cidade mais populosa e centro do surto no país, e a região limítrofe de Northland, que poderá manter a contenção total por mais 15 dias.

Ardern sublinha que a melhor estratégia seria eliminar a Covid-19. No entanto, reconhece que a variante Delta significou que a pandemia tem de ser enfrentada de forma diferente.

A Nova Zelândia, com apenas 20% da população vacinada, tinha sido reconhecida mundialmente pela gestão eficaz da pandemia da Covid-19, com o fecho de fronteiras e um confinamento precoce e rigoroso.

O Governo do país pretende terminar a vacinação da população alvo até ao final deste ano, de modo a conseguir reabrir as fronteiras, fechadas desde março de 2020.

Segue aONFM no Instagram e Facebook

Fonte: TVI24 / Fotografia: Epa


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *