Current track

Title

Artist


Japão suspende vacina da Moderna contra a Covid-19 devido a “substâncias estranhas”

Written by on 26 de Agosto, 2021

Japão descobre “substâncias estranhas” e suspende vacina da Moderna.

Esta quinta-feira, o Japão anunciou a suspensão de 1,63 milhões de doses da vacina da Moderna contra a Covid-19, mais de uma semana depois de o distribuidor japonês ter recebido relatórios sobre a existência de contaminantes em alguns frascos selados.

A existência de substâncias estranhas é conhecida desde 16 de agosto em alguns locais de vacinação no Japão. O Ministério da Saúde diz ter recebido o relatório da Takeda sobre a situação na quarta-feira.

No entanto, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, já veio tranquilizar os cidadãos sobre o uso das vacinas da Moderna. O ministro diz que instruiu “o Ministério da Saúde a lidar com o problema, dando prioridade à segurança da vacina após analisar a situação atual”.

A farmacêutica Takeda, responsável pela venda e distribuição da vacina da Moderna no Japão, após anunciar ter “recebido relatórios de vários centros de vacinação de que substâncias estranhas foram encontradas dentro de frascos fechados”, diz que ainda não foi identificado o problema.

Segundo a Moderna, a contaminação pode dever-se a um problema numa das linhas de produção da unidade de fabrico em Espanha e acrescenta que está “a avaliar cuidadosamente este assunto, não tendo, para já, comentários adicionais a fazer sobre as causas” do problema.

Segundo as autoridades japonesas, alguns indivíduos foram vacinados com o lote afetado pela contaminação, mas não foram avançados números.

A Takeda apela a todas as instituições sanitárias que não administrem qualquer vacina que apresente anomalias.

Este episódio acontece numa altura em que o Japão enfrenta a pior onda de infeções pelo novo coronavírus, impulsionada pela variante Delta. Porém, Yoshihide Suga sublinha que a suspensão das vacina da Moderna não terá “um impacto significativo no plano de vacinação”.

Até ao momento regista-se que 54% da população japonesa está vacinada com pelo menos uma dose da vacina e 43% já receberam as duas doses contra a Covid-19, segundo a agência Reuters.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook

Fonte: Renascença / Fotografia: Mike Segar-Reuters


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *