Current track

Title

Artist


PSP detetou 10 casos de certificados de vacinação à venda na internet

Written by on 25 de Agosto, 2021

O bastonário da Ordem dos Médicos assegurou não ter conhecimento de que algum médico esteja envolvido na falsificação dos documentos.

O caso surgiu na rede social Telegram, onde há certificados de vacinação à venda por 200 euros em moedas digitais.

É garantido que, após a compra, os certificados são registados, com código QR válido e realizado por médicos profissionais.

A PSP revelou à RTP que num fim de semana, no final de julho, no âmbito de uma ação de fiscalização aos certificados de vacinação, foram detetados 10 documentos falsos nos aeroportos portugueses.

Apesar de os dados não terem sido atualizados desde essa data, a PSP destacou que a compra e uso de certificados de vacinação falsos constitui o crime de falsificação de documento, pelo que pode levar a uma pena de até três anos de prisão.

Lamentando a situação em declarações à RTP, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, assegurou não ter conhecimento de que algum profissional português esteja envolvido no esquema.

Ainda assim, Miguel Guimarães sublinhou que, caso esteja, tem de haver consequências.

“Se estiverem médicos envolvidos nesta fraude, é óbvio que a ordem atuará a nível disciplinar. (…) Isto é uma situação totalmente inaceitável que deve merecer da parte das autoridades competentes uma investigação rápida e com consequências para quem está a fazer isto”.

Note-se que esta terça-feira, dia 24, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) revelaram que 65% da população, cerca de 6,5 milhões de portugueses, já possuem o certificado digital europeu.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook

Fonte: Notícias ao Minuto


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *