Current track

Title

Artist


Praias de Espinho interditas a banhos após crianças serem assistidas por reação alérgica

Written by on 25 de Agosto, 2021

A crianças tiveram de ser assistidas no hospital.

Esta quarta-feira, várias praias de Espinho ficaram interditas a banhos após surgirem reações alérgicas na pele de oito crianças, enquanto estavam na água.

As crianças tiveram de ser assistidas no hospital de Vila Nova de Gaia, revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

“Desconhece-se a causa, mas as crianças tiveram uma reação alérgica na pele depois de terem ido à água e os Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho [BVCE] foram chamados ao local para lhes prestar assistência médica”, diz fonte do CDOS.

No local, estiveram 12 veículos e 6 operacionais, incluindo os bombeiros de Espinho, o INEM e a capitania do Porto. As crianças apresentavam vermelhidão e bastante comichão na pele.

A extensão de costa entre a Praia da Baía e a da Rua 37, em Espinho, foi entretanto interditada a banhos, embora seja possível a permanência nos respetivos areais.

Por não se saber a causa desta alergia, foi solicitada a intervenção da Agência Portuguesa do Ambiente, que já procedeu a testes laboratoriais às águas das referidas praias para identificação do problema.

Pedro Louro, comandante dos BVCE, disse que esta terça-feira “já situação idêntica se verificou num adulto”, apesar de, no mesmo dia, as análises realizadas pelas autoridades municipais às águas balneares de Espinho terem anunciado “resultados normais”.

“Na semana passada houve um caso semelhante em Gaia, ontem [terça-feira] houve o tal adulto aqui em Espinho e hoje foram estas oito crianças, todas com idades dos 7 aos 10 anos e pertencentes ao mesmo grupo”, acrescenta.

O comandante informa que os sintomas identificados em todos esses banhistas foram sempre “prurido e urticária”, manifestando-se de forma “ligeira e transitória”.

Por enquanto, as praias de Espinho vão continuar com a bandeira vermelha hasteada até o problema ser resolvido.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook

Fonte: TVI24 / Fotografia: Canva/TVI


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *