Afegão retirado de Cabul detido em Paris por suspeita de ligações a talibãs
Written by Catarina Roque on 24 de Agosto, 2021
Gerald Darmanin, ministro do Interior francês, revelou que o homem foi retirado de Cabul para Paris, onde acabou detido pela polícia francesa.
Este é um dos cinco homens afegãos colocados em vigilância pelos serviços de informação de França por suspeitas de ligações aos talibãs.
Estes homens foram obrigados a permanecer num hotel em Paris para quarentena, medida implementada a todas as outras pessoas que não tenham sido completamente vacinadas.
O ministro do Interior revelou que “um deixou o local onde foi convidado a ficar”, pelo que acabou detido pela polícia.
De acordo com Darmanin, um dos outros quatro homens “estava obviamente ligado aos talibãs”.
“Mas, ajudou muito o exército francês, os franceses (nacionais), os nossos colegas jornalistas, mais de uma centena de afegãos que tinham vistos e não podiam sair da embaixada”, acrescentou.
O homem acabou por confessar que tinha pertencido aos talibãs.
O governante francês referiu que as verificações de segurança foram realizadas em Abu Dabi, local onde foram enviados os desabrigados antes de seguirem para Paris.
“Não houve quebra” na segurança, destacou o ministro.
Segundo Darmanin, França retirou mais de 1 000 afegãos do aeroporto de Cabul na semana passada, sendo que a maioria dos cidadãos trabalhavam com o Governo francês ou grupos franceses no país.
Recorde-se que após a entrada dos talibãs, a 15 de agosto, colocou fim a uma campanha militar de vintes anos liderados pelos EUA, apoiada por aliados, como foi o caso de Portugal.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Agência Lusa
Pingback:
Pingback:
Pingback: